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Marketing - O que é copywriting? Quem é um copywriter?
Marketing (Publicado em: segunda, 18 de março de 2019 )
O que é copywriting? Quem é um copywriter?
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Pode não ser culpa de ninguém que a palavra “copywriting” tenha começado a perder seu significado. Na lingüística, nós reconhecemos este fenômeno como “saciedade semântica” - você repete uma palavra tantas vezes que eventualmente começa a se desintegrar em uma incompreensível série de letras.

Como o copywriting está por toda parte, não é nada peculiar que tenhamos perdido todas as ideias do que ele representa.

É uma palavra para um escrevinhador digital? Envolve um profissional de marketing? E quanto a criatividade e conteúdo escrito? Pode ser que você é um copywriter também?

Seja como for, convidamos você a se juntar a nós para um rápido jogo de definições. Quem sabe, pode ser que a sua verdadeira vocação se esconda no final deste artigo.


Em busca da definição

A verdade é que o copywriting cobre uma gama de trabalhos tão vasta que não é tão surpreendente quando até os próprios redatores não conseguem explicar o que fazem para ganhar a vida.

Basta perguntar a um deles e ouvi-lo gaguejar. Na melhor das hipóteses, você receberá o pior tipo de falácia lógica - uma definição circular.

Tal é o oferecido pelo Dictionary.com , que aliás não define copywriting em tudo. Em vez disso, oferece outra definição circular para um redator, estabelecido como "um escritor de uma cópia". 

Evidentemente, a explicação torna-se menos defeituosa no final, onde é especificado que um redator escreve cópias “especialmente para anúncios ou lançamentos de publicidade”.

Talvez a exclusividade mútua seja a nossa única chance de acertar. Até agora, a melhor definição que encontramos é aquela que compara o copywriting à redação de conteúdo, estipulando que o primeiro leva os leitores a agir, enquanto o segundo apenas informa.

Agora, isso é algo com que podemos trabalhar. Se a criação de conteúdo relevante e valioso é mútua tanto para os direitos autorais quanto para a redação de conteúdo, então sua distinção reside no seu potencial de envolvimento.

Copywriting pode, portanto, ser definido como a arte de entregar palavras de uma forma estratégica, envolvente e acionável.


Copywriting como parte do marketing

Mas o que exatamente tem a ver com “anúncios e lançamentos de publicidade”? É óbvio que copywriting é algum marketing, mas qual?

Quão importante é para esse nicho e por quê? Seja qual for o tipo de rabisco digital em que você esteja, é hora de descobrir onde o copywriting se encaixa.

Primeiro, digamos: a publicidade tradicional está lutando para sobreviver. Ainda está longe de estar morto, é claro, mas suas taxas de cliques estão caindo enquanto falamos.

Em vez de se apaixonar por comerciais pagos, o público agora responde ao marketing orgânico, de entrada e de saída.

Apesar de haver um pouco de redação em publicidade off-line, é seguro dizer que seu foco principal é o marketing de entrada.

Em um grande número de casos, isso inclui postagens de blogs, artigos e infográficos, embora os redatores também publiquem muitas descrições de produtos, e-mails e postagens de mídia social.

Como tal, copywriting está no início de cada campanha de marketing. À medida que os internautas correm para os mecanismos de busca em busca de informações sobre os produtos que desejam comprar, os redatores incentivam seus instintos de compra com temas atraentes e linguagem envolvente.

Consequentemente, todos recebem o que querem. Os leitores aproveitam as informações relevantes de maneira muito divertida, enquanto as marcas se classificam melhor no Google, atraem mais clientes e, o mais importante, desenvolvem uma voz forte, confiável e única.


Habilidades que um redator precisa possuir

Um copywriter tem que ser um wordsmith, claro, mas isto não é onde os requisitos de trabalho terminam. Há uma regra não oficial que diz que o conteúdo de qualidade exige um processo com metade da pesquisa e um terço de edição, enquanto a escrita real representa apenas cerca de 6% do projeto geral.

Além de serem hábeis em pesquisar, redigir e editar, os redatores também precisam dominar alguns aspectos do gerenciamento de projetos, pelo menos quando se trata de planejar e implementar campanhas de marketing. Isso exige um conjunto abrangente de habilidades que não seja tão fácil de encontrar nem desenvolver.

A seguir estão os quatro elementos que um copywriter não pode prescindir.

Escrevendo e além
Como mencionado algumas vezes antes, copywriting vai um pouco além das habilidades básicas de escrita. Escusado será dizer que a gramática de um copywriter tem que ser imaculada.

Ainda assim, é necessário um vocabulário amplo, mesmo um jargão único para certos nichos. Finalmente, é o estilo único do copywriter que faz toda a diferença.

Desenvoltura
Apenas redatores excepcionalmente bem-sucedidos conseguem escolher seus tópicos. Quanto ao resto de nós, a versatilidade é outra habilidade que é crucial.

Os iniciantes escrevem sobre praticamente tudo e espera-se que eles saibam como encontrar recursos relevantes e confiáveis ??para tópicos que vão desde alimentos para animais de estimação até geração de leads.

Criatividade
Parece um pouco genérico, mas não é nada mais que isso. Pegue o alimento para animais de estimação mencionado acima, por exemplo, e lembre-se de que o primeiro requisito para a redação é a habilidade de se engajar. 

O trabalho de um redator é fazer qualquer coisa parecer excitante, independentemente de quão aborrecido ou técnico possa ser.

Centricidade do leitor
Embora o SEO não seja exatamente o trabalho de um redator, a maioria de nós precisa flertar com ele para ter sucesso. Enquanto isso, Neil Patel tem um entendimento diferente de como o copywriting funciona: na opinião de especialistas, as palavras-chave, títulos e conteúdo em si devem ser adaptados para atender às expectativas e necessidades do leitor, não para atender às da marca do empregador.


Copie o processo de criação

A centralização no leitor nos leva ao início do processo de redação - o que quer que seja que um redator precise escrever, sua primeira preocupação deve ser como torná-lo tentador e satisfazer o leitor.

Esse é o enigma que tem que ser resolvido uma e outra vez, a cada passo do caminho.

Pesquisa de mercado e nicho

Em geral, pesquisar por um projeto de redação tem três fases. Primeiro, um redator reúne informações sobre o produto ou serviço em mãos. Então, eles consultam uma pessoa envolvida na criação ou venda.

Por fim, um redator se coloca no lugar de um potencial comprador, determinando que tipo de conteúdo os tentaria a fazer uma compra.

Especificamente, o que o mercado e a pesquisa de nicho resumem é o processo de se familiarizar com as expectativas e necessidades do leitor.

Um copywriter tem que ajustar o conteúdo ao seu nível de consciência, já que a profundidade da informação e o tom da escrita dependem disso. Felizmente, existem muitas ferramentas populares de redação e escrita para ajudá-las a ter sucesso no processo.

Então, um copywriter precisa entender a motivação central que está na raiz da árvore de decisão do prospect. Essa motivação é crucial para adaptar uma mensagem que ressoa com o público.

Afinal de contas, um grande número de decisões de compra é baseado em emoções - para se engajar, uma cópia tem que ser capaz também para o bandido no coração do leitor.

Princípios de copywriting

Ainda assim, são apenas os melhores textos que possuem o componente emocional. Muito mais importante, o conteúdo deve ser relevante o suficiente para fornecer todas as informações que um cliente em potencial precisa saber. Em uma palavra, uma boa cópia tem que oferecer benefícios claros para o leitor.

Três princípios de copywriting contribuem para o quão valioso e benéfico é o conteúdo: AIDA, WAYS e You vs. We. Todos os três são igualmente válidos, então vamos examinar brevemente cada um deles.

AIDA
Sendo a fórmula final para arremessos de vendas bem-sucedidos, a AIDA rapidamente encontrou seu caminho nos kits de redação. “A” representa a “atenção” do leitor que uma cópia tem de atrair, “eu” pelo “interesse” que devem mostrar pelo produto depois de ler uma cópia, “D” pelo “desejo” de fazer uma compra e "A" para a eventual "ação" que converte um leitor em um cliente.

MANEIRAS
O que soa como um nome bobo para um método copywriting é, na verdade, uma abreviação inteligente para “Write as you speak”. O WAYS propõe simplicidade de estilo e linguagem de conversação, sendo assim o melhor princípio quando se trata de conciso, mas fact-denso copywriting.

Você contra nós

Lembre-se do foco no leitor? Você vs Nós nos concentramos em nada, mas, certificando-se de que a cópia atende às necessidades do público, em vez de empurrar auto-promoção indisfarçada.


Criação de conteúdo
Quando a pesquisa é feita corretamente, a criação de conteúdo é a parte mais fácil do processo. É sobre colocar todas as peças do quebra-cabeça em um todo coerente, que é uma tarefa que os redatores consideram incrivelmente gratificante.

A única coisa que é necessária é tempo e foco, já que todo o resto já está lá.

O melhor conselho é colocar todas as informações que você tem em um único fluxo ininterrupto de palavras. Não pare para ler o que você escreveu, mas continue escrevendo (esteja escrevendo um post de blog, um e-mail de vendas ou um livro ).

No final desta fase, um redator deve ter uma versão crua da cópia, a que é benéfica para o leitor e elevada em estilo, embora não necessariamente polida na linguagem e pronta para publicação.

Revisão gramatical
Finalmente, chegamos ao último capítulo do nosso manual de redação. Ao mesmo tempo, é a última parte do processo criativo e a peça final do quebra-cabeça.

A edição deve fazer uma cópia completamente à prova de erros e geralmente implica mais do que uma simples verificação gramatical .


Na indústria editorial, um editor de texto é responsável por tudo, desde estrutura de sintaxe e sentença até escolhas de palavras precisas e estilo preferido. O mesmo se aplica ao copywriting, e é por isso que essa parte do processo requer mais tempo e esforço do que a própria escrita.

Por mais que esteja bem escrito, você pode pensar que a cópia é, pense novamente. Assuma a perspectiva do possível comprador e leia-o quantas vezes precisar, até que finalmente pareça informativo e excitante o suficiente para atrair e reter.

Cuidado com erros de digitação e questões menores, já que os leitores modernos têm tolerância zero para cometer erros.

Conclusão

Agora que você sabe o que é copywriting e o que os redatores fazem, só podemos esperar vê-lo em breve em breve. Qualquer que seja o seu ritmo e como você escolhe abordá-lo, seja paciente e comprometido. É só com tentativa e erro que você pode ter sucesso, afinal, continue escrevendo.
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